Muitos investidores em planos de previdência enfrentam um desafio: a falta de conhecimento das regras. Hoje, no Brasil, o fundo de previdência é um produto bastante popular e muito oferecido, mas poucos realmente entendem seu funcionamento e como aproveitar seus benefícios. 

 

Por ser um assunto complexo, é fundamental contar com o auxílio de um especialista no momento da contratação. A previdência é um bem financeiro de longo prazo e a escolha adequada requer reflexão sobre os objetivos de vida do investidor. Além disso, é importante considerar possíveis vantagens tributárias que podem ser obtidas com essa contratação. 

 

No Mais Futuro, estamos aqui para ajudá-lo a entender todas as nuances da previdência privada, oferecendo um serviço 100% digital, sem burocracias e com adesão rápida em até 30 segundos.

 

Um dos maiores desafios dos investidores em planos de previdência é a falta de conhecimento sobre as regras envolvidas nesse tipo de investimento. Para ajudar você a tomar a melhor decisão na hora de contratar um plano de previdência, é importante avaliar diferentes pontos, como a tabela de IR a ser escolhida.

 

Não arrisque seu futuro financeiro. Acesse nosso simulador e encontre o melhor plano para o seu perfil em apenas 30 segundos!

 

Link do simulador

 

Qual a tabela de IR devo escolher?

 

 

Existem duas tabelas de IR disponíveis para escolha: a Tabela Progressiva e a Tabela Regressiva

 

A Tabela Progressiva utiliza a mesma alíquota de IR que é utilizada para tributar sua renda. Ou seja, quanto mais você ganha, maior será a alíquota aplicada. Essa tabela é indicada apenas para quem pretende fazer retiradas periódicas de montantes menores que se enquadrem nas menores alíquotas. 

 

Se você pretende fazer um resgate total do saldo, essa tabela não é a melhor opção. Além disso, é importante lembrar que se você tiver outras fontes de renda no momento das retiradas, elas serão somadas para determinar a alíquota a ser aplicada.

 

Já a Tabela Regressiva oferece a possibilidade de pagar alíquotas menores conforme o dinheiro permanece aplicado por mais tempo. Ela é a tabela ideal para quem pretende fazer investimentos de longo prazo, acima de 10 anos, já que a alíquota pode chegar a apenas 10%.

 

Além disso, essa tabela também é indicada para quem pretende resgatar periodicamente montantes mais elevados ou a integralidade dos recursos em um momento futuro específico.

 

Por isso, é importante avaliar as diferentes opções de tabela de IR na hora de contratar um plano de previdência, para que você possa escolher a que melhor se encaixa em suas necessidades e objetivos. 

 

PGBL, VGBL ou Planos Fechados: você sabe qual é o melhor para sua aposentadoria?

 

 

O PGBL é um tipo de previdência que permite obter vantagens tributárias. Para aproveitá-las, é necessário cumprir duas condições:

 

  • Declarar Imposto de Renda através do formulário completo;
  • Ser um contribuinte da Previdência Social.

 

Caso se enquadre nessas condições, as contribuições realizadas ao PGBL podem ser deduzidas da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda tributável. Na prática, isso significa que você pagará menos imposto de renda agora, mas terá que pagar mais tarde.

 

No momento do resgate da aplicação, será necessário pagar imposto sobre o valor total resgatado (e não apenas sobre os rendimentos, como ocorre com outras aplicações financeiras). Porém, o adiamento do pagamento do imposto é uma vantagem significativa. Dependendo do tempo decorrido e da tabela de IR escolhida, é possível enquadrar-se em uma alíquota menor. Veja o exemplo abaixo:

 

Imagine que você se encaixa na faixa salarial tributada a 27,5%. Caso invista 12% da sua renda tributável anual em um PGBL, não precisará pagar IR sobre essa parcela do seu salário. Se optar pela tabela regressiva e fizer o resgate após 10 anos, a alíquota aplicada será de 10% sobre o valor total resgatado (valor investido e rendimentos). Ou seja, você deixará de pagar 27,5% agora e pagará apenas 10% no momento do resgate, investindo assim em sua aposentadoria.

 

Caso você declare pelo modelo simplificado, é mais vantajoso optar pelo VGBL, já que pagará imposto somente sobre os rendimentos.

 

Muitas pessoas investem em PGBL sem deduzir as contribuições da base de cálculo do IR no ano em que foram realizadas. Além de não obter nenhum adiamento no pagamento do imposto, essas pessoas precisarão pagar imposto sobre o valor total resgatado no momento do resgate. É um caso de bitributação do valor investido.

 

Os planos de previdência fechados, como o Mais Futuro, apresentam uma característica única em relação aos planos de previdência abertos: eles não têm finalidade lucrativa e se 

concentram principalmente em questões previdenciárias, especialmente em relação à renda. 

 

Como resultado, os custos de gerenciamento desses investimentos são bastante reduzidos.

 

Somos uma Entidade Fechada que tem trabalhado para democratizar o acesso aos Fundos de Pensão, oferecendo um Plano de Previdência flexível e acessível a todos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, em todo o país. Com nosso plano, é possível ter acesso a uma previdência fechada totalmente segura, rentável, transparente e com baixo custo.

 

Em nosso Fundo de Previdência, o investidor tem a liberdade de escolher o quanto deseja contribuir, dependendo de sua capacidade financeira. Essa decisão é fundamental para complementar sua renda futura e manter seu padrão de vida na terceira idade.

 

Com o Mais Futuro, você pode ter tranquilidade e segurança financeira, sabendo que está se preparando para o futuro e protegendo-se contra imprevistos. 

 

Este artigo tem como objetivo orientar e alertar sobre a importância de analisar cuidadosamente as condições do seu plano de previdência. Se você já possui um, é importante reavaliá-lo, pois alguns atributos podem ser alterados, como a tabela de IR escolhida. 

 

Caso não se sinta apto para realizar essa reflexão sozinho, entre em contato conosco. A escolha inadequada de um produto pode acarretar em grandes prejuízos.

 

Experimente nosso simulador e tenha a certeza de uma escolha segura e vantajosa para o seu futuro. Não corra o risco de bitributação em sua previdência!

 

Link do simulador